sábado, 3 de novembro de 2007

solar tree

Como reação à instalação na Ringstrasse de novos postes de iluminação pública que imitam os modelos do final do século XIX, o diretor do Museu de Artes Aplicadas (MAK), cuja vizinhança não foi poupada dos tais postes historicistas, convidou o designer inglês Ross Lovegrove para desenvolver um protótipo para um poste contemporâneo a ser instalado na frente do museu.
Inaugurada há algumas semanas, a solar tree é provavelmente a melhor resposta que poderia ter sido dada aos responsáveis pela escolha do design do mobiliário urbano do centro da cidade. Equipadas com células fotoelétricas na face superior e com lâmpadas na face inferior, as "folhas artificiais" mimetizam a lógica energética de uma árvore e possibilitam um equipamento de iluminação pública autônomo, com capacidade de armazenamento suficiente para enfrentar os dias cinzentos prolongados no inverno em Viena. Além disso, a altura da solar tree corresponde àquela das árvores neste trecho da rua, afirmando a atual relação espacial com os edifícios vizinhos. Eu gostei.




Um comentário :

naia disse...

Eu tambem gostei muito do que vi na foto, nao sei se ao vivo teria a mesma emoçao... lembra as arvores do sertão que projetamos!
Naia