quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sensacional!!!

Começar um dia com uma notícia destas é demais: aquele que para mim é o melhor escritor vivo do mundo ganha o Prêmio Nobel de Literatura!
Parabéns a Mario Vargas Llosa!
Longe de ser um conhecedor de literatura, mas bastaria La Casa Verde (já escrevi aqui sobre o livro, quando o li: http://drmukti.blogspot.com/2007/12/la-selvtica.html) para garantir ao escritor peruano estar entre os melhores e mais reconhecidos. La Casa Verde, insisto, estabelece um patamar altíssimo de embate para toda esta esquerda rasa da américa latina.
Sim, porque, como no ano passado, com a premiação de Herta Müller, o prêmio nobel de literatura tem sempre uma conotação política. A grande diferença é que Vargas Llosa é um grande escritor, enquanto o livro mais famoso de Müller não chega sequer ao nível mais elementar dos livros dos quais ela tenta se aproximar formalmente.
Seria maravilhoso se no Brasil entre o primeiro e o segundo turno das eleiçoes presidenciais esta premiação gerasse alguma repercussão no debate político. Sei que é pura ilusão minha. Mas se servir para que mais pessoas o leiam, já é um efeito de bom tamanho.
E para quem é brasileiro e ainda nao leu, Tia Julia e o Escrivinhador e A Guerra do Fim do Mundo são obras fundamentais.
Grande notícia, logo pela manhã! Ganhei meu dia!
Una vez más, Felicitaciones a Vargas Llosa!

Nenhum comentário :