terça-feira, 9 de novembro de 2010

arquitetura e urbanismo, parte 02

Talvez a relação entre arquitetura e urbanismo seja aquela que melhor se presta como exemplo de que um conjunto é algo diferente da soma de seus elementos. E talvez esta sentença, se invertermos a ordem de seus termos com alguma adaptação gramatical, funcione tão bem quanto a original: a noção de que um conjunto é algo diferente da soma de seus elementos talvez tenha na relação entre a arquitetura e o urbanismo um dos seus exemplos mais potentes.
Para além de seus elementos e de uma maneira claramente autônoma, um conjunto é formado pelas relaçoes e/ou a ausência de relaçoes entre os elementos, pelas regras que definem o que pode vir a ser um elemento deste conjunto, pelos tipos de relaçoes estabelecidas e/ou rompidas, os intervalos e vazios, as noçoes de limites deste conjunto, seu potencial de inclusão de novos elementos e de exclusão de outros, e pelas relaçoes várias com outros conjuntos, entre tantos outros aspectos que ainda poderiam ser listados.
[neste momento os moderninhos de plantão negariam tudo isso com base em qualquer besteira filosófica francesa; sim eu conheço estas coisas e sei que elas não servem para quase nada, me deixem aqui com minhas imagens mais ou menos objetivas e de origens matemáticas bem simples]
É claro que a cidade - e com ela aquilo que seria o urbanismo - hoje se desfaz fisicamente e tende a anular as fronteiras suburbanas e rurais, mas é mais para fazer destas áreas fronteiriças um tanto mais urbanas e não para ruralizar seus núcleos historicamente reconhecíveis. Já a arquitetura - ou as decisoes de ordem arquitetônica - corresponde à autonomia apenas metaforicamente individual frente à dimensão de coletivo inevitável do urbanismo, mesmo este das novas densidades equilibradas entre antigos núcleos e áreas antes suburbanas.
Reflexão em progresso. [ah, os moderninhos odeiam qualquer coisa que esteja de alguma maneira relacionada ao termo progresso. Que posso fazer eu? Então em inglês: to be continued!]

Nenhum comentário :