terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

calatrava jamais

Hoje fiz mais de 200 fotos de um edifício horroroso, o impacto foi tamanho que nao consegui parar de fotografar; sim, com intençoes didáticas de tentar guardar ao máximo a impressão de como uma arquitetura não deve ser: trata-se de um shopping center combinado com edifício de escritórios, em Oviedo, Espanha, de autoria de Santiago Calatrava.
Ter estado diante deste edifício hoje me fez entender muitas coisas: as críticas européias à obra de Niemeyer nos anos 50, o fantasma da tipologia que assombra e nina a arquitetura desde os anos 60 e o erro que é tudo aquilo que pode, ou melhor, precisa ser entendido sob a epígrafe "late modern".
É estranho diante de tal coisa ainda entender a arquitetura como algo que passa por um processo decisório coletivo bem amplo antes de ser construída, pois aquilo parece vontade exclusiva do arquiteto que a projetou; em outras palavras: ninguém de bom senso esteve ali envolvido para evitar aquilo?
O edifício em questão pode ser entendido muito simplesmente: desperdício, desperdício, desperdício. Um horror.
E tive que pensar no Rio de Janeiro: alguém precisa fazer com que o tal museu na beira do mar não venha a ser construído; para o bem da cidade, que já sofre tanto com uma insanidade musical-arquitetônica na Barra. Niguém merece dose dupla do que não presta.

Nenhum comentário :