quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

RIP Oscar Niemeyer 5.12.2012


Estive ao lado de Oscar Niemeyer uma única vez em 1998, no seu escritório. Fiquei bem pertinho dele, para ouvir com exatidão o que ele falava (pois ele falava bem baixinho) e traduzir ao alemão, para o grupo de estudantes e professores da Universidade Técnica de Viena, em excursão pelo Brasil, da qual eu também fazia parte. Antes de começar, ele me perguntou se eu era arquiteto, para ter certeza que eu iria traduzir bem. No meu duplo nervosismo, de estar ao lado dele e de traduzir a sua fala ao alemão, uma palavra não consegui lembrar de jeito nenhum: corrimão em alemão (Niemeyer falava neste momento da beleza da escada do Itamaraty). Fiz um gesto, e todo mundo entendeu e falou quase em coro: Geländer!
RIP Oscar Niemeyer

Nenhum comentário :