terça-feira, 20 de agosto de 2013

De bicicleta por Viena, 01: no Prater



Um parque urbano imenso – que até o século XVIII era região de caça do Imperador – cortado longitudinalmente por um eixo de 4,5km de extensão, sua grande alameda: o Prater, entre o Centro da Cidade e o Danúbio, é um dos espaços mais interessantes de Viena. Ainda que o nome esteja ligado ao Parque de Diversões que ocupa uma de suas extremidades e sua famosa Roda Gigante, seus quase 6 km2 de área estão cobertos por árvores de grande porte e vegetação ribeirinha típicaDentro da área do Prater está o principal estádio de futebol da cidade, por sua vez vizinho da piscina pública do Estádio, um complexo de esporte e lazer de dimensões proporcionais às do parque. Tênis, rugbi, equitação estão entre os outros esportes que podem ser praticados no Prater. Em sua imediata vizinhança estão ainda o Centro de Feiras e Convenções e o recém-inaugurado Campus da Universidade de Economia, que virá trazer um público grande de universitários para o cotidiano da região.
A alameda do Prater conecta-se diretamente por ciclovias tanto ao centro da cidade como à ilha do Danúbio, estando unidas assim as duas mais importantes áreas de lazer sobre duas rodas da cidade. Enquanto o Prater tem um público mais familiar, lugar onde muitas crianças aprendendo a andar de bicicleta, a Ilha do Danúbio é o lugar dos que treinam com todo o equipamento de competição (lá se tem a impressão de que muitos vienenses são ciclistas profissionais, com suas bicicletas e indumentária de quem treina para bater recordes oficiais de velocidade). Não é à toa que os primeiros edifícios de habitação da cidade que forma construídos sem garagens e em vez disso com bicicletário com generosa oferta de vagas, estejam exatamente em suas imediações.
Voltando ao Prater, a velocidade é baixa, a sombra das árvores, um luxo e o asfalto é de primeira. Só não pode se descuidar dos que estão treinando para a próxima maratona. Mas sem neura, há espaço de sobra.

Nenhum comentário :