quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Travessia, no XI Panorama Internacional Coisa de Cinema


Travessia, o filme da sessão de encerramento do XI Panorama Internacional Coisa de Cinema, conta a história de desencontro entre pai e filho, personagens interpretados pelos atores Chico Diaz e Caio Castro. Estamos em Salvador, sabemos que a mãe/esposa está morta e que no meio das diferenças entre os dois personagens há uma disputa que envolve o inventário de família.
Com uso um tanto excessivo da combinação de tomadas com baixa profundidade de campo e close-ups, o filme aposta na construção psicológica dos personagens, que entretanto não adquire o relevo suficiente para que compreendamos as razões para tamanho desencontro familiar ou venha a estabelecer elos significativos com os acontecimentos da trama.
A inserção da trilha sonora, um tanto cansativa, e o ritmo narrativo, que poderia ser mais vigoroso, tampouco contribuem para o filme deslanchar ou envolver o público. Com algumas tomadas de Salvador muito bonitas, o filme não encontra firmeza nas opções estéticas e acaba sendo encerrado com um formalismo previsível.

Nenhum comentário :